Animais, também conhecidos como saruês, estavam morando na residência em Peruíbe (SP).
Por Erika Rios, g1 Santos
Uma invasão de gambás-de-orelhas-pretas, também conhecidos como saruês, assustou os proprietários de uma casa em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Os animais estavam dormindo na residência e se alimentando com a ração dos gatos. Os saruês foram resgatados por uma equipe de biólogos.
De acordo com o relatado ao g1 pela dona da casa, Fúlvia Rodrigues, a família percebeu que a ração dos gatos e outros alimentos começaram a desaparecer rapidamente. “Começamos a observar, e passamos a ver vários saruês circulando pelo jardim e se alimentando”, diz. Apesar do susto ao se deparar com os gambás, cientificamente chamados de Didelphis aurita, Fúlvia conta que não teve medo nem nojo, apenas curiosidade. “Não é um animal feio, mas o seu contato com a área habitada não é agradável, mesmo porque, eles comem os alimentos que encontram e tentam entrar em casa”. A dona da casa também contou ao g1 que encontrou um dos saruês dormindo em cima de um travesseiro. A partir daí, começou a ter mais cuidado para eles não entrarem no imóvel. “À tarde, temos que deixar todas as portas e janelas fechadas, e com o calor que tivemos nestes meses, isso não foi bom”.
Para dar adeus aos "visitantes indesejados", Fúlvia acionou a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, que foi até o local resgatar os gambás. “Eles vieram à nossa residência e capturaram dois saruês, porém, logo depois da saída da equipe, outros saruês já apareceram e devoraram as rações dos gatos”.
Comments