Tema: Retinoblastoma em crianças e adolescentes
Ivani Lourenço do
CANAL NO TEMPO REAL abraça e Feliz de estar junto dessa linda campanha da Casa Ronald.
Equipe do Stúdio 87,9 FM Ouroeste Grandes Lagos de mãos dadas na soma.
Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.
Ritinha Santana mãe do Théo Santana Pereira ele que faz tratamento com o diagnosticado aos 8 meses de idade,no Hospital Santa Marcelina - Itaquera SP junto com Tuca - com apoio da Casa Ronald.
Médicos Responsável:
Dr.Luiz Fernando Teixeira Oftalmologista,CRM 44033
Dra. Thamiris Messora- Pediatra
CRM -SP 177531
Ivani Lourenço entrevistadora do Podcast abraça a campanha com a equipe do Stúdio 87,9 FM🎙️🎙️ Ouroeste Grandes Lagos.
Ritinha Santana
Josi P Rodrigues
Giovana Furtado
sob a coordenação Daniela Ribeiro Borges.
Campanha !!
Vamos ajudar a divulgar !!
18/9 – Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.
O retinoblastoma é um tumor maligno raro originário das células da retina – parte do olho responsável pela visão – afetando um ou ambos os olhos.
É o tumor primário mais comum no olho de crianças e tende a ocorrer no início da infância ou em lactentes e pode estar presente ao nascimento.
A data, instituída pela Lei nº 12.637/2.012, tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do retinoblastoma, fator indispensável para garantir bons resultados no tratamento.
Sintomas:
O principal sintoma, presente em 90% dos casos diagnosticados, é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, conhecido como ‘sinal do olho de gato’.
Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz.
Sem a passagem de luz, as vias óticas para o centro da visão, no cérebro, não se desenvolvem e atrofiam.
Esse reflexo branco, muitas vezes, só é notado sob luz artificial, quando a pupila está dilatada, ou em fotos, quando o flash bate sobre os olhos.
Em olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho.
Outros sintomas que podem aparecer são estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão, conjuntivite, inflamações, dor ocular.
Apesar de o principal sintoma ser a leucocoria,o seu aparecimento significa que a doença já está em estágio avançado e as chances de salvar o olho da criança serão menores.
Antes disso, a criança já pode apresentar como sintoma sensibilidade à luz (fotofobia) ou um desvio ocular, por exemplo, estrabismo.
Por isso, é extremamente importante que, ao perceberem qualquer anormalidade nos olhos do filho, os pais procurem um médico o quanto antes.
O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado e aumenta as possibilidades de preservar a visão e a vida da criança acometida pela doença.
Diagnóstico:
O diagnóstico precoce do retinoblastoma é pré-requisito básico para o sucesso do tratamento.
Ele pode ser realizado pelo neonatologista ainda na maternidade, ou nos exames de rotina pelo oftalmologista nos primeiros anos de vida da criança,
utilizando o Teste do Reflexo Vermelho.
O levantamento do histórico familiar, o exame de fundo do olho e o ultrassom fornecem elementos importantes para confirmar o diagnóstico.
O teste do olhinho deve ser realizado logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos, faixa etária mais atingida pela doença.
O teste é simples e pode detectar qualquer alteração visual,evantando a suspeita da existência de um tumor, que pode ser confirmado pelo exame de fundo de olho.
Além do retinoblastoma, exame pode detectar outras doenças, como catarata e glaucoma congênito,cuja identificação precoce possibilita o tratamento no tempo adequado.
Por : Ritinha Santana
Pesquisas e conhecimento do diagnóstico em seu filho Tel
e
Por: Ivani Lourenço / Imprensa
CANAL NO TEMPO REAL 📱📲
Comentários