Desde o último dia 02, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Paço Municipal de Fernandópolis e a praça ‘Dr. Fernando Jacob’ foram iluminados de azul para lembrar a população sobre a data e estimular o debate e o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, e deve perdurar durante o mês de abril.
Além da iluminação, o Projeto ‘Luz Azul’ também desenvolve uma ampla agenda de comemorações durante todo mês, que trazem mais informações sobre o transtorno, estimula as famílias a procurarem por um diagnóstico e a busca por direitos e inclusão.
“A sociedade e muitas famílias ainda desconhecem o que é autismo, como identificá-lo e como buscar um tratamento. Ações como essa nos ajudam a quebrar as barreiras da falta de informação e do preconceito. Acender as luzes parece algo insignificante, mas é um gesto de grande importância para mostrar que nosso município está engajado nessa ação de tornar a vida dos autistas muito mais inclusivas”, disse o prefeito André Pessuto.
O prefeito também homenageou nas redes sociais o colaborador da Prefeitura de Fernandópolis Luis Carlos, mais conhecido como ‘Carlito’, que faleceu na última semana. “A instalação dessa iluminação especial foi feita pelo Carlito. Ele conseguiu iniciar e finalizar esse projeto tão especial. Quero deixar registrada para a sua família, a nossa gratidão”, ressaltou Pessuto.
SOBRE A DATA
O Dia Mundial do Autismo foi instituído em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para trazer mais luz sobre o tema. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliam que há 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, 2 milhões no Brasil. Calcula-se que uma em cada 88 crianças apresenta sinais do Transtorno do Espectro Autista.
Por: SeCom
Comments